Uma instalação moderna na região de Zurique, que separa metais preciosos de entulhos, acabou se revelando como uma verdadeira mina de ouro, com algumas descobertas que produzem milhões de francos. É um excelente exemplo de como é possível recuperar matérias-primas valiosas do lixo. Cerca de 300 toneladas de entulho chegam diariamente por caminhão e trem na usina KEZO, em Hinwil.
O material já passou pelos fornos de outras plantas de incineração e contém metais preciosos.
Os restos são tratados por uma máquina de triagem moderna, que funciona com baixa pressão e é hermética para não gerar poeira. O entulho passa por um labirinto de tubos, correias transportadoras e peneiras. A máquina sacode, agita e sopra as peças de metal – bronze, ferro, ouro, prata e cobre – separando-as em diferentes tamanhos.
O granulado de metal é então enviado para a Alemanha, Suécia e Bélgica, onde as incineradoras transformam os metais em cobre puro, prata, alumínio e ouro. Em 2017, a fábrica de Hinwil produziu 65 kg de ouro no valor de 2,1 milhões de francos e 1.750 kg de prata no valor 800 mil francos.
Fonte: Swiss Info