A South Star Mining conseguiu a pré-aprovação de um crédito de R$ 29,7 milhões junto ao Banco do Nordeste para financiar o desenvolvimento do projeto de grafite Santa Cruz, na Bahia. O valor é suficiente para todas as necessidades de financiamento da empresa para o ativo até o início da produção, previsto para 2021.
Os recursos devem ser destinados à construção da planta-piloto da fase um do projeto, com previsão de produção de 5.000 toneladas anuais de concentrado. Além da usina de processamento, os valores obtidos junto ao banco de fomento regional, segundo a mineradora, também devem ser usados para aquisição de equipamentos e insumos para a operação.A mineradora aguarda decisão sobre o financiamento desde o início de agosto.
Pelos termos da proposta pré-aprovada pelo Banco do Nordeste, o financiamento será concedido a uma taxa de juros anual de 5,3%, com exigência de equivalência patrimonial de R$ 7 milhões. Garantias, carência e prazos de amortização da dívida ainda serão negociados.
A South Star informou que já encaminhou a documentação técnica do projeto à instituição financeira e tem expectativa de a que a provação final do crédito seja decidida entre 45 e 60 dias, "de acordo com o processo normal de aprovação do banco".
"Estamos extremamente entusiasmados com os desenvolvimentos recentes do projeto e continuamos o esforço em direção à produção em 2021", declarou o diretor-executivo da South Star, Richard Pearce. "A pré-aprovação de 100% das necessidades de financiamento da dívida e os termos favoráveis reforçam a solidez da economia do projeto", completou.
Licença
Pearce também comemorou a renovação por quatro anos do licenciamento ambiental do projeto Santa Cruz. O executivo salientou que, agora, a companhia aguarda apenas a expedição de Guia de Utilização pela Agência Nacional de Mineração (ANM) "antes que uma decisão de construção seja tomada".
"A renovação da licença ambiental por 4 anos foi o último obstáculo para a Guia de Utilização. Todas os documentos do projeto solicitados foram apresentados à ANM e esperamos a aprovação da GU em breve. É a licença final para iniciarmos a construção", concluiu.
Fonte: Notícias de mineração do Brasil
Comments