top of page

Serviço de campo da Metso reduz em 40% o tempo de reforma de recuperadora de minério na MRN

  • jurimarcosta
  • há 7 horas
  • 3 min de leitura

Operação de substituição de componente foi realizada em seis dias durante parada programada da empresa, sem nenhum incidente de segurança



A Mineração Rio do Norte (MRN), produtora de bauxita localizada no oeste do Estado do Pará, contratou a Metso para realizar substituição das rótulas da articulação da lança da recuperadora de minério RRC 244-01. A intervenção crítica foi feita dentro da parada programada do processo de secagem, em setembro de 2024 e reduziu o tempo estimado de dez para seis dias, sem comprometer a segurança.

Equipamento estratégico, a recuperadora é parte da estrutura da MRN. Com mais de 20 anos de operação, a máquina é usada para levar a bauxita lavada para os secadores, etapa que antecede o carregamento dos navios. Em sua atividade, a recuperadora pode movimentar até 1600 toneladas de minério por hora.

O sucesso do empreendimento ocorre em função do planejamento preciso da substituição da rótula, iniciado com a visita técnica inicial, feita pela equipe de serviço, acompanhada da área de atendimento comercial.

Na segunda visita, os técnicos da Metso fizeram todas as medições estruturais do equipamento para realizar simulações de intervenção usando a metodologia de cálculo de elementos finitos. Foram realizadas várias reuniões de alinhamento entre as engenharias Metso e MRN, avaliando em detalhes todas as definições da metodologia apresentada até a validação final.

Essa iniciativa confirmou a possibilidade de usar um mecanismo que neutralizou as cargas das articulações e eliminou a necessidade de escoramento com torres de apoio (estruturas de grande porte) e desmontagem do contrapeso de 200 toneladas.  

“Durante a visita técnica, conseguimos avaliar no detalhe todos os pontos a serem trabalhados. Com nossa experiência, desenhamos uma metodologia de execução detalhando todo passo a passo e dispositivos a serem utilizados nesta inovação”, comenta Alexandre Bezerra, coordenador de serviços de campo da Metso. O especialista explica que a proposta da metodologia foi encaminhada para o setor de engenharia da empresa, que analisou dados e normas técnicas buscando uma execução com excelência.

Os dispositivos de alívio de carga criados pela Metso - que permitiram a substituição das peças do equipamento da MRN - foram fabricados em Sorocaba, personalizados para a empresa e transportados em caminhões e balsas.

O planejamento envolveu também a checagem de todos os detalhes técnicos, documentações e informações sobre mobilização de equipamentos e colaboradores. O processo envolveu ainda a preparação e o ajuste no detalhe do planejamento e da execução, realizados pelas áreas de planejamento da Metso e MRN.

Com isso, a primeira mobilização efetiva de grande parte da equipe pode ocorrer no começo de setembro de 2024. No pico das atividades, a substituição da peça da recuperadora envolveu 40 profissionais.




Segurança como padrão


“O canteiro de obras foi montado durante todo o projeto. Fizemos a identificação, com os principais riscos assinalados na forma de banners durante toda a parada”, resume Heber Martins de Moraes, engenheiro responsável pelo Programa de Conservação de Estruturas (PCE) da MRN.


As atividades citadas pavimentaram o começo da execução, iniciada com a chegada do restante da equipe da Metso. A checagem dupla - incluindo ferramentas, insumos, pessoas, alojamentos, documentação, treinamentos e demais recursos – novamente reforçou o papel do planejamento para o sucesso da empreitada.


Antes do começo das atividades, um trabalho conjunto da engenharia e da segurança da Metso, juntamente com a equipe da MRN, permitiu o alinhamento de todas as etapas do projeto, listando os riscos e medidas de controle. A orientação envolveu ainda uma grande explicação sobre todas as ferramentas de segurança disponíveis aos empregados.


Para manter a segurança durante todo o processo, a Metso reforçou práticas comuns como do diálogo diário de segurança (DDS) e instituiu premiações de boas práticas na área durante a parada programada.


“Dentro dos nossos projetos, essa é a Metso que nós queremos como parceira. Uma empresa de excelência, bem alinhada e estruturada para juntos assumirmos os desafios dentro da mineração”, argumenta o gestor o contrato da MRN.


Com o sucesso da empreitada na MRN, a nova metodologia da Metso deve ser repetida em pelo menos outras quatro intervenções previstas no Brasil e em outras localidades. “Em todas elas acontecerá a personalização do mecanismo, com planejamento antecipado”, finaliza Alexandre Bezerra, da Metso.





Fonte: Conexão Mineral

 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page